Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Edição atual | Edições especiais | Edições anteriores | Próxima edição
Normas para publicação | Sobre a ReVEL | Conselho editorial
ReVEL em números | Artigos mais populares | Indexação | Fale conosco
Home
Edições especiais
Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Vol. 18 – número 17 - dezembro de 2020 - ISSN 1678-8931
TEMA: Ensino de línguas e formação de professores(as): pesquisas à luz do interacionismo sociodiscursivo - Edição organizada por Anderson Carnin e Carla Silva-Hardmeyer

• ARTIGOS
.Apresentação: Ensino de línguas e formação de professores(as): pesquisas à luz do interacionismo sociodiscursivo, de Anderson Carnin e Carla Silva-Hardmeyer
Aconselhar e orientar: transformar a experiência vivida em recurso para a formação de professores, de Simone Maria Dantas-Longhi e Flavia Fazion
As significações de trabalho de formadores de professores, de Andreia Rezende Garcia-Reis e Andressa Barcellos Correia da Silva
Autoconfrontação: interação pesquisador-professor revelando sentido para o discurso do professor, de Ermelinda Maria Barricelli e Daniela Dias dos Anjos
Contribuições do interacionismo sociodiscursivo para compreender o agir do estagiário, de Larissa Ferreira Rodrigues, Eulália Leurquin e Ecaterina Bulea Bronckart
Escrever para aprender a expor no Ensino Básico: construindo o modelo didático do género exposição escrita, de Mariana Oliveira Pinto
Estudar os processos de desenvolvimento: contribuições para a formação de professores, de Eliane Gouvêa Lousada
Ferramentas didáticas como possíveis instrumentos para (re)configurações de práticas formativas no ensino de línguas, de Maria Izabel Rodrigues Tognato e Jacqueline Costa Sanches Vignoli
Formação contínua de professores para o ensino da produção escrita: descrição de um dispositivo formativo em alternância entre a epistemologia e a análise de práticas, de Luciana Graça
Gestos profissionais e didáticos no ensino de línguas: o estado da arte em foco, de Edan Luis Almeida, Lidia Stutz, Maria Izabel Rodrigues Tognato e Cristiane Malinoski Angelo Pianaro
Gêneros de texto da prática profissional docente: primeiras reflexões sobre as demandas do trabalho, de Tânia Guedes Magalhães, Giovana Rabite Callian e Patrícia de Souza Lima Cabette
Le roman historique : tradition discursive et didactique, de Diane Boër e Joaquim Dolz
O agir discente reconfigurado em um texto de instrução ao sósia, de Siderlene Muniz-Oliveira e Carla Silva-Hardmeyer
O discurso de uma professora sobre a atividade prescritiva: significações sobre o trabalho de ensino e de aprendizagem do português/domínio da leitura, de Sandra Patricia Ataíde Ferreira e Audria Albuquerque Leal
O modelo didático do gênero debate eleitoral, de Ana Elisa Jacob e Luzia Bueno
O papel do coletivo na formação continuada de professores: as comunidades de desenvolvimento profissional, de Ana Maria de Mattos Guimarães e Joseane Matias
Perspectivas para uma pesquisa participativa em didática do francês como língua de escolarização: uma pesquisa de engenharia didática em colaboração, de Glaís Sales Cordeiro e Sandrine Aeby Daghé
Pesquisa, escrita e práticas disciplinares acadêmicas em Arquitetura/Urbanismo e Artes, de Anielle Andrade de Sousa e Regina Celi Mendes Pereira
Relevamiento de géneros académicos en las prácticas de escritura de los estudiantes de Psicología, de María Rita Ragau e Dora Riestra
Sequências de Formação: instrumento de mediação no sistema de atividade da formação docente, de Vera Lúcia Lopes Cristovão, Marileuza Ascencio Miquelante e Paula Kracker Francescon
Ser professor no Brasil nos tempos da Covid-19: o que mudou?, de Ada Magaly Matias Brasileiro, Adilson Ribeiro de Oliveira e Juliana Alves Assis
Uma proposta de português para fins específicos na perspectiva interacionista sociodiscursiva, de Florencia Miranda e Joana Arman
ºSobre caminhos compartilhados e o encontro com o Interacionismo Sociodiscursivo: um agradecimento em forma de posfácio, de Anderson Carnin


• RESENHA: Resenha do Livro “Atividade de Linguagem, Textos e Discursos - Por um Interacionismo Sociodiscursivo”, de Rosana Cristina Mattiassi






O conteúdo dos artigos aqui publicados manifesta os pontos de vista de seus respectivos autores. Toda e qualquer informação vinculada nos artigos aqui publicados é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

Todos os artigos estão em formato .pdf
Edição atual | Edições especiais | Edições anteriores | Próxima edição | Normas para publicação | Sobre a ReVEL | Conselho editorial
ReVEL em números | Artigos mais populares | Indexação | Fale conosco
Desenvolvido pela Plan Marketing Digital