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Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Vol. 18 – número 35 - setembro de 2020 - ISSN 1678-8931
TEMA: Português como Língua Adicional

• ARTIGOS
:: Editorial ::, de Cassiano Ricardo Haag & Gabriela da Silva Bulla
:: ReVEL na Escola :: Português como língua adicional no Brasil - perfis e contextos implicados, de Gabriela da Silva Bulla & Tanara Zingano Kuhn
:: Tradução :: Das representações individuais à cognição de grupo, de Gerry Stahl
A língua constituindo o homem na sociedade: reflexões enunciativas acerca da construção de identidade no contexto de português como língua adicional , de Bruna Berres Hartmann
A produção de um resumo em língua portuguesa por estudantes surdos do Ensino Superior , de Vanessa de Oliveira Dagostim Pires
A produção de vogais médias do português como língua adicional: uma análise de dados preliminares de um aprendiz chileno via sistemas dinâmicos complexos , de Thalya Gonçalves de Castro, Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque & Maria Lucia de Castro Gomes
Atividade metalinguística e técnicas de produção de dados para a análise da aprendizagem de Português como Segunda Língua , de Damián Díaz & Gladys Quevedo-Camargo
Canção brasileira em português como língua adicional: uma abordagem de ensino da MPB como um gênero híbrido, de Ana Paula Parisotto & Margarete Schlatter
Conjunturas políticas em contexto de migração e refúgio: um olhar glotopolítico , de Maria Gabriel, Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque & Maria Isabel Silveira Bordini
Elementos provocadores do exame Celpe-Bras: recorrência de gêneros discursivos e de temas nas aplicações do triênio 2017-2019 , de Camilla Soto Nater & Júlio Marques
Identidades e lealdades: a experiência de intercâmbio na voz de L, de Denise Barros Weiss, Mariana de Camargo Bessa & Maíra Candian
Integrando comunidades por meio do português: ações glotopolíticas dos programas CEL e ISF na Universidade Federal do Amazonas, de Wagner Barros Teixeira
Leitura de literatura em uma turma de português para falantes de outras línguas, de Elisa Novaski Cordeiro & Laura de Araújo Cesconetto
Manual didáctico de portugués lengua extranjera: nivel intermedio: uma proposta de sistematização de recursos para o ensino de português num contexto universitário chileno de formação de tradutores, de Ana Laura dos Santos Marques, Carolina Contreras & Mônica Baêta Neves Pereira Diniz
O gênero carta/e-mail no exame Celpe-Bras: reflexões para a preparação de examinandos e para o ensino de português como língua adicional , de Juliana Roquele Schoffen & Giovana Lazzaretti Segat
O uso de língua portuguesa na cozinha: experiências pedagógicas em um curso para merendeiras migrantes e refugiadas, de Graziela Andrighetti, Márcia Del Corona, Marina Kirsch Ohlweiler & Morgana Therezinha da Silva
Reflexão e pesquisa na formação de professores de Português como Língua Adicional na Colômbia: um estudo de narrativas, de Luciana Andrade-Stanzani
Ressignificações do conceito de português como língua de acolhimento a partir da didática do plurilinguismo , de Teurra Fernandes Vailatti & Francisco Calvo del Olmo


• RESENHA: Resenha de “Formação inicial e continuada de professores de português língua estrangeira/segunda língua no Brasil”, de Ellen Yurika Nagasawa
• RESENHA: Resenha de “Práticas pedagógicas e materiais didáticos para o ensino de Português como língua adicional”, de Daniela Doneda Mittelstadt


• ENTREVISTA: Português como Língua Adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter
• ENTREVISTA: Português como Língua Adicional: uma entrevista com Marisa Guião de Mendonça

LIVROS QUE RECEBEMOS:

 CAMARA JR., J. M. Dicionário de linguística e gramática referente à língua portuguesa. Petrópolis: Vozes, 2011.

CÂMARA JR., J. M. Estrutura da língua portuguesa: edição crítica. Edição, estabelecimento do texto, introdução e notas de Emílio G. Pagotto, Maria Cristina Figueiredo Silva e Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida. Petrópolis: Vozes, 2019.

CHOMSKY, N. Estruturas sintáticas. Trad. e comentários de Gabriel de Ávila Othero e Sergio de Moura Menuzzi. Petrópolis: Vozes, 2015.

EVERETT, D. Linguagem: a história da maior invenção da humanidade. Trad. Maurício Resende. São Paulo: Contexto, 2019.

FLORES, V. N. Problemas gerais de linguística, Petrópolis: Vozes, 2019.

GONÇALVES, R. T. Relativismo linguístico ou como a língua influencia o pensamento. Petrópolis: Vozes, 2020.

GOODY, J. A lógica da escrtia e a organização da sociedade. Petrópolis: Vozes, 2019.

INGOLD, T. Antropologia: para que serve? Petrópolis: Vozes, 2019.

LÉVI-STRAUSS, C. As estruturas elementares do parentesco. Petrópolis: Vozes, 2012.

OTHERO, G. A.; KENEDY, E. (orgs.) Chomsky: a reinvenção da linguística. São Paulo: Contexto, 2019.

ROMERO, M. et al. Manual de Linguística: Semântica, Pragmática e Enunciação. Petrópolis: Vozes, 2019.





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