Edições anteriores |
Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Vol. 17 – número 33 - setembro de 2019 - ISSN 1678-8931
TEMA: Alfabetização
|
• ARTIGOS
• :: Editorial ::, de Cassiano Ricardo Haag
• :: ReVEL na Escola: Alfabetização: mais que uma atribuição escolar, um compromisso político ::, de Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti
• :: Tradução: As bases neurais da aprendizagem da leitura ::, de Régine Kolinsky, José Morais, Laurent Cohen & Stanislas Dehaene
• A alfabetização no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): ética no-do ensino de língua portuguesa, de Andreza Roberta Rocha
• A BNCC e o ensino de leitura e escrita no primeiro ano do Ensino Fundamental: o trabalho do professor, de Simone Weide Luiz, Maria Izabel de Bortoli Hentz, Cátia de Azevedo Fronza & Alice Virgínia de Oliveira Pacheco
• A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial na frase, de Ana Paula Rigatti Scherer, Clarice Lehnen Wolff & Julia Silva de Souza Norte
• A influência da melodia da fala no processo de alfabetização: um estudo experimental, de Mariana Fernandes Fonseca
• Alfabetização e o sistema de escrita na República Popular da China, de Ana Cristina Balestro
• Conhecimento fonológico na aquisição da escrita: um estudo sobre os erros (orto)gráficos em textos de crianças do Ciclo de Alfabetização, de Lissa Pachalski & Ana Ruth Moresco Miranda
• Desafios da prática docente no ensino da leitura em classes de alfabetização de jovens e adultos, de Yeda Silva Moraes & Solange Alves de Oliveira-Mendes
• E quando a alfabetização ocorre simultaneamente em duas línguas? Reflexões sobre o biletramento a partir da análise de textos de crianças bilíngues, de Ingrid Finger, Luciana de Souza Brentano & Daniela Ruschel
• Efeitos de uma intervenção voltada para a memória de trabalho de crianças em processo de alfabetização, de Lidiomar José Mascarello & Mailce Borges Mota
• Escolha e uso do livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental: o que revelam os (as) professores (as)?, de Solange Alves de Oliveira-Mendes, Suelen Fernandes Silva & Camila Henrique Santos
• Heterogeneidade em lectoescrita e prática pedagógica no 3º ano do Ensino Fundamental I, de Laila Verena Rocha de Jesus & Valquíria Claudete Machado Borba
• O que revelam professoras alfabetizadoras acerca da escolha e uso do livro didático de Língua Portuguesa?, de Vânia Márcia Silvério Perfeito & Solange Alves de Oliveira Mendes
• Segmentações não convencionais da escrita inicial: convergências do processo em diferentes línguas, de Ana Paula Nobre da Cunha & Ana Ruth Moresco Miranda
• Um olhar psicolinguístico sobre a alfabetização precoce: evidências experimentais, de Kelly Cristine Oliveira da Cunha & Eduardo Kenedy
• RESENHA: Resenha de “A alfabetização como processo discursivo: 30 anos de A criança na fase inicial da escrita”, de Cancionila Janzkovski Cardoso
• ENTREVISTA: Alfabetização: uma entrevista com Régine Kolinsky [in English]
O conteúdo dos artigos aqui publicados manifesta os pontos de vista de seus respectivos autores. Toda e qualquer informação vinculada nos artigos aqui publicados é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.
Todos os artigos estão em formato .pdf
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Desenvolvido pela Plan Marketing Digital
|
|
|