AZEREDO, José Carlos de. (Org) Língua Portuguesa em debate: conhecimento ensino. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
BARBOSA, Marinalva Vieira; DANTAS, Fernanda Borges A. (Org.). Reflexões sobre a formação inicial de professores no PIBID. Campinas: Mercado das Letras, 2014.
BATISTA, Ronaldo de Oliveira. Introdução à Historiografia da Linguística. São Paulo, Cortez, 2013.
CÂMARA JR, Joaquim Mattoso. Problemas de Linguística Descritiva. 20 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
CAVALCANTE, M. M.; CUSTÓDIO FILHO, V.; BRITO, M. A. P. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; FILHO, Valdinar Custódio; BRITO, Mariza Angélica Paiva. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; RODRIGUES, Bernadete Biasi; CIULLA, Alena. (Org.). Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003.
CORRÊA, Letícia Maria Sicuro. Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento linguístico. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Ri; São Paulo: Loyola, 2006.
DOWELL, João A. Mac; YAMAMOTO, Marcelo Yukio. (Org.). Linguagem & Linguagens. São Paulo: Loyola, 2005.
FINATTO, Maria José Bocorny; ZILIO, Leonardo. Textos e termos por Lothar Hoffman – Um convite para o estudo das linguagens técnico-científicas. Porto Alegre: Palotti, 2015.
FREITAS, Ernani Cesar de. Semântica Argumentativa – A construção do sentido no discurso. Novo Hamburgo: Feevale, 2007.
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2008.
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos et al. (orgs.) Caminhos da construção: reflexões sobre projetos didáticos de gênero. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos; KERSH, Dorotea Franck. (Org.). Caminhos da Construção: Projetos didáticos de gênero no domínio do argumentar. Campinas: Mercado das Letras, 2014.
KENT, Ray D.; READ, Charles. Análise acústica da fala. São Paulo: Cortez, 2015.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; MARINELO, Adiane Fogali. Leitura e Produção Textual. Petrópolis: Vozes, 2014.
LERUQUIN, Eulália et al. (orgs.) Formação docente: textos, teorias e práticas. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
LOÏC, Depecker. Compreender Saussure a partir dos manuscritos. Petrópolis: Vozes, 2012.
LONGHIN, Sanderléia Roberta. Tradições Discursivas – Conceito, História e Aquisição. São Paulo: Cortez, 2014.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MATRAGA. Vol. 1, n. 0. Rio de Janeiro: UERJ, Instituto de Letras, 1986.
OLIVEIRA, Jorge Leite; CRAVEIRO, Manoel; SOBRINHO, Geraldo Campetti (Org.) Guia prático de leitura e escrita. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de Semântica. Petrópolis: Vozes, 2008.
PAULA, Luciana de. Discursos em perspectiva: humanidades dialógicas (Série Estudos da Linguagem). Campinas: Mercado das Letras, 2014.
RIOS, Otávio. A experiência estética de Raul Brandão: palavras, destroços, ruínas. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
SANTOS, Fátima Aparecida Cezarim. Falação em sala de aula: a indisciplina escolar em reflexão – Uma interpretação dialético-dialógica da Linguística Aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 2014.
SERAPHIM, Robinéia da Costa. O sujeito entre o desejo e o excesso: a escrita de si por adolescentes em aulas de arte. Campinas: Mercado de Letras, 2015.
SILVA, José Romerito. O grau em perspectiva: uma abordagem centrada no uso. São Paulo: Cortez, 2014.
STORTO, L. et al. (orgs). Sintaxe e semântica do verbo em línguas indígenas do Brasil. Campinas: Mercado de Letras, 2014.
TFOUNI, Leda Verdiani. (Org.). Letramento, escrita e leitura. Campinas: Mercado das Letras, 2010.
TFOUNI, Leda Verdiani; MARTHA, Diana Junkes Bueno. (Org.). (In)esperado de Jakobson. Campinas: Mercado das Letras, 2014.
TROCOLI, Flavia. A inútil paixão do ser: figurações do narrador moderno. Campinas: Mercado de Letras, 2015.