Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Edição atual | Edições especiais | Edições anteriores | Próxima edição
Normas para publicação | Sobre a ReVEL | Conselho editorial
ReVEL em números | Artigos mais populares | Indexação | Fale conosco
Home
Edições anteriores
Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Vol. 10 – número 19 - agosto de 2012 - ISSN 1678-8931
TEMA: Línguas de sinais: cenário de práticas e fundamentos teóricos sobre a linguagem

• ARTIGOS
:: Editorial ::, de Cassiano R. Haag
Apropriação da Libras e o constituir-se surdo: a relação professor surdo-alunos surdos em um contexto educacional bilíngue, de Ana Claudia Balieiro Lodi, André Luis Matiolli Rosa & Elomena Barboza de Almeida
Definiteness in Brazilian Sign Language: a study on weak and strong definites, de Thaís Maíra Machado de Sá, Guilherme Lourenço de Souza, Maria Luiza da Cunha Lima & Elidéa Lúcia Almeida Bernardino
Dêixis em elementos constitutivos da modalidade “falada” de língua de sinais, de Lizandra Caires do Prado & Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira
Do gesto ao sinal na Educação Infantil: o aprendizado de Libras por crianças surdas, de Lara Ferreira dos Santos & Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil
Dupla docência no ensino de língua brasileira de sinais: interação surdo/ouvinte em perspectiva dialógico-polifônica, de Marcus Vinícius Batista Nascimento & Tiago Codogno Bezerra
Efeitos de modalidade no processo de interpretação simultânea para a Língua de Sinais Brasileira, de Carlos Henrique Rodrigues
Ensino de Libras como segunda língua e as formas de registrar uma língua visuo-gestual: problematizando a questão, de Neiva de Aquino Albres
Libras escrita: o desafio de representar uma língua tridimensional por um sistema de escrita linear, de Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira
Memória fonológica em crianças bilíngues bimodais e crianças com implante coclear, de Ronice Müller de Quadros, Carina Rebello Cruz & Aline Lemos Pizzio
O papel do tradutor/intérprete de Libras na compreensão de conceitos pelo surdo, de Andréia Mendiola Marcon
O uso de classificadores na língua de sinais brasileira, de Elidéa Lúcia Almeida Bernardino
Observações sobre a leitura da imagem em atividades com surdos na perspectiva de Kress e van Leewen, de Patrícia Araújo Vieira & Vera Lúcia Santiago Araújo
Rediscutindo as noções de arbitrariedade e iconicidade: implicações para o estatuto linguístico das línguas de sinais, de Laura Amaral Kümmel Frydrych
Refletindo sobre a Libras a partir de conteúdo de aulas de teorias linguísticas em curso de graduação de Letras/Libras, de Denilson Pereira de Matos & Conceição de Maria Costa Saúde
Relações entre língua de sinais e língua portuguesa em materiais didáticos: a notação pelos números semânticos, de Anderson Simão Duarte & Simone de Jesus Padilha
Uma análise do fenômeno “alternância de línguas” na fala de bilíngues intermodais (Libras e Português), de Aline Nunes de Sousa & Ronice Müller de Quadros




• ENTREVISTA: Estudos de línguas de sinais: uma entrevista com Roland Pfau [in English]
• ENTREVISTA: Estudos de línguas de sinais: uma entrevista com Ronice Müller de Quadros

LIVROS QUE RECEBEMOS:

"A Educação do Surdo Ontem e Hoje: Posição, Sujeito e Identidade", de Juliana Pellegrinelli Barbosa Costa (Ed. Mercado de Letras)

"A Exposição oral - nos anos iniciais do ensino fundamental", de Sandoval Nonato Gomes-Santos (Ed. Cortez)

"Audição, voz e linguagem - a clínica e o sujeito", de Sandra Pavone e Yone Maria Rafaeli (Ed. Cortez)

"Audiologia infantil", de Iêda C. Pacheco Russo e Teresa M. Momensohn-Santos (Ed. Cortez)

"Construindo as trilhas para a inclusão", de Márcio Gomes (org.) (Ed. Vozes)

"Inclusão: compartilhando saberes", de Lúcia de Araújo Ramos Martins, José Pires, Gláucia Nascimento da Luz Pires e Francisco Ricardo Lins Vieira de Melo (orgs.) (Ed. Vozes)

"O Acesso de alunos com deficiência às escolas e classes comuns: possibilidades e limitações", de Moaci Alves Carneiro (Ed. Cortez)

"O Desafio das diferenças nas escolas", de Maria Teresa Eglér Mantoan (org.) (Ed. Vozes)

 "O Professor e o aluno com deficiência", de Maria Aparecida Leite Soares e Maria de Fátima Carvalho (Ed. Cortez)

"Prática da audiologia clínica", de Iêda C. Pacheco Russo e Teresa M. Momensohn-Santos (Ed. Cortez)

"Preconceito contra as pessoas com deficiência - as relações que travamos com o mundo", de João Ribas (Ed. Cortez)





O conteúdo dos artigos aqui publicados manifesta os pontos de vista de seus respectivos autores. Toda e qualquer informação vinculada nos artigos aqui publicados é de inteira responsabilidade de seus respectivos autores.

Todos os artigos estão em formato .pdf
Edição atual | Edições especiais | Edições anteriores | Próxima edição | Normas para publicação | Sobre a ReVEL | Conselho editorial
ReVEL em números | Artigos mais populares | Indexação | Fale conosco
Desenvolvido pela Plan Marketing Digital