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Revista Virtual de Estudos da Linguagem - ReVEL
Vol. 14 – número 27 - agosto de 2016 - ISSN 1678-8931
TEMA: Linguística e Sistemas Complexos

• ARTIGOS
:: Editorial ::, de Cassiano Ricardo Haag
:: ReVEL na Escola: Ensinando a língua como um sistema adaptativo complexo ::, de Vilson José Leffa
:: Tradução: Além do socioconstrutivismo: complexidade e formação do tradutor ::, de Don Kiraly
:: Tradução: O Self na perspectiva da complexidade ::, de Sarah Mercer
A auto-organização na emergência da fonologia: templates na aquisição do português brasileiro e europeu, de Maria de Fátima de Almeida Baia & Susana Correia
A consoante lateral palatal: análise acústica e articulatória à luz da Fonologia Gestual, de Katiane Teixeira Barcelos Casero, Mirian Rose Brum-de-Paula & Giovana Ferreira-Gonçalves
A difusão das africadas pós-alveolares em falares do português brasileiro, de Clerton Luiz Felix Barboza
A emergência do comportamento linguístico, de Paulo Henrique Duque
A fala de imigrantes brasileiros de primeira geração em Londres como evidência empírica para a língua como um Sistema Adaptativo Complexo, de Felipe Flores Kupske & Ubiratã Kickhöfel Alves
A necessidade de dados individuais e longitudinais para análise do desenvolvimento fonológico de L2 como sistema complexo, de Ronaldo Mangueira Lima Júnior
A transferência vocálica em falantes bilíngues e trilíngues: uma concepção de língua como sistema adaptativo complexo, de Leticia Pereyron & Ubiratã K. Alves
Agência humana como um sistema adaptativo complexo: compreendendo o ensino de língua inglesa na escola pública e particular, de Carolina Vianini
As condições necessárias para a emergência complexa em jogos: um estudo sobre oportunidades de aprendizagem nessas práticas sociais, de Junia de Carvalho Fidelis Braga & Valeska Virgínia Soares de Souza
Lingua(gem) como sistema complexo e multimodalidade, de Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva
Para uma epistemologia da teoria dos sistemas complexos: implicações para os estudos linguísticos, de Dinorá Moraes de Fraga
Um modelo caótico de desenvolvimento reflexivo da profissionalidade de professores de línguas., de Elaine Ferreira do Vale Borges


• RESENHA: Resenha de “Complex Systems and Applied Linguistics”, de Diane Larsen-Freeman e Lynne Cameron, de Gabriela Bohlmann Duarte


• ENTREVISTA: Apports de la Thermodynamique à la Réflexion sur le Langage: une entrevue avec Ecaterina Bulea Bronckart
• ENTREVISTA: Sistemas Adaptativos Complexos: uma entrevista com Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva

LIVROS QUE RECEBEMOS:

AIRES, Suely. Sujeito, clínica e psicose: entrelaçamentos. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

ALVES, Ubiratã Kickhöfel. Aquisição fonético-fonológica de Língua Estrangeira: investigações rio-grandenses e argentinas em discussão. Campinas: Pontes, 2016.

BANKS-LEITE, L.; SMOLKA, A. L. B.; ANJOS, D. D. Diálogos na perspectiva histórico-cultural: interlocuções com a clínica da atividade. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

BARZOTTO, V. H. Leitura, escrita e relação com o conhecimento. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

BOAS, Franz. A mente do ser humano primitivo. Petrópolis: Vozes, 2010.

CARMELINO, A. C. (org.) Humor - eis a questão. São Paulo: Cortez, 2015.

CAVALCANTE, M. M.; LIMA, S. M. C. Referenciação: teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2013.

CHOMSKY, N. Estruturas sintáticas. Edição traduzida e comentada. Petrópolis: Vozes, 2015.

COSTA-HÜBES, Terezinha da Conceição. Práticas sociais de linguagem: reflexões sobre oralidade, leitura e escrita no ensino. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

DOOLEY, Robert A.; LEVINSOHN, Stephen H. Análise do discurso: conceitos básicos em linguística. Petrópolis: Vozes, 2003.

FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003.

LONGHIN, S. R. Tradições discursivas - conceito, história e aquisição. São Paulo: Cortez, 2014.

OTTONI, M. A. R.; LIMA, M. C. (orgs.) Discursos, identidades e letramentos abordagens de analise de discurso crítica. São Paulo: Cortez, 2014.

RODRIGUES-JÚNIOR, A. S. Tradução e literatura gay: formas de se fazer pesquisa no campo dos estudos da linguagem. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

SILVA, D. N.; FERREIRA, D. M. M.; ALENCAR, C. N. Nova pragmática - modos de fazer. São Paulo: Cortez, 2014.

SILVA, J. R. Grau em perspectiva, - uma abordagem centrada ao uso. São Paulo: Cortez, 2014.

SILVA, Solimar. Oficina de escrita criativa: escrevendo em sala de aula e publicando na WEB. Petrópolis: Vozes, 2014.

SMOLKA, A. L. B.; LEITE, S. A. S. (orgs.) Psicologia do desenvolvimento: teoria e prática em diferentes contextos. Campinas: Mercado de Letras, 2016.

VIEIRA, Josenia A. et al. Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis: Vozes, 2007.





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